História

Leia uma breve história da nossa igreja.
Em breve estaremos acrescentando mais detalhes da história.

O trabalho evangélico no Bairro de Vila Santana, foi organizado no domingo vinte e quatro de fevereiro de mil novecentos cinquênta e sete, por iniciativa da Sociedade Varonil da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba, para tanto autorizada, e em decorrência da resolução do Conselho, em descentralizar as atividades, abrindo Congregações nos bairros da cidade, visando um melhor atendimento e assistência aos fiéis.

Seu início foi em casa da prezada irmã D. Angelina Gonçalves, à Rua Silva Abreu, cento e noventa e dois, matriculando-se, naquela data, cinqüênta alunos na Escola Dominical, funcionando neste local até o dia doze de agôsto de mil novecentos e sessenta e cinco, data esta em que se realizou o culto de despedida. Êste culto foi promovido pela Sociedade Varonil, pregando o reverendo Onésimo Augusto Pereira, pastor da Igreja. Por ocasião da organização da Escola Dominical foi constituida a seguinte primeira diretoria: Superintendente: Presbítero Eraldo Teixeira Calado. Vice-Superintendente: Santos Martins. Secretária: Shirlei de Almeida e Silva. Três classes foram constituidas nessa ocasião: Cordeirinhos de Jesus, Pioneiros da Fé e Daniel.

A irmã d. Angelina Gonçalves, assim teve o privilégio de hospedar o Senhor, em casa, por oito anos, cinco meses e dezoito dias. Aleluia! No dia primeiro de janeiro de mil novecentos e sessenta e cinco, sob sol causticante, foi solenemente lançada a Pedra Fundamental do futuro templo, em terreno adquirido pela Igreja, com grandes facilidades dos prezados irmãos Noé dos Santos e sua espôsa Dona Catarina, à Rua Júlio Ribeiro, setecentos e treze. O ato foi presidido pelo pastor, Reverendo Gerson Moraes e à quatorze de agôsto, do mesmo ano, foi inaugurado e consagrado à gloria do nosso Deus. A solenidade foi presidida pelo pastor da Igreja, reverendo Onésimo Augusto Pereira, falando nessa ocasião, à convite o presbítero Carlos René Egg.

A Escola Dominical funcionou pela primeira vez no nôvo templo, no domingo, dia quinze, com setenta e nove alunos. Hoje, depois de onze anos e um dia, festivamente esta Congregação organiza-se em Igreja. “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas.” Isaias: 54 -2 (capítulo cinqüênta quatro, versículo, dois)”.

“Em 25 de fevereiro de 1968, o Presbitério Sul de São Paulo, resolve organizar a Quarta Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba, com 45 membros maiores e 29 membros menores. No dia da sua organização foram arrolados mais 3 novos membros, portanto a Quarta IPI de Sorocaba, nasce com 48 membros maiores e uma escola dominical com 79 alunos.

O seu primeiro pastor foi o Rev. Amadeu Grotti, o seu primeiro Conselho foi composto pelos Presbíteros Eraldo Teixeira Calado, Elpídio Teixeira Callado, Ângelo Sotelo, Eleazar dos Santos e Alaor Alexandre Fogaça; e sua primeira Mesa Diaconal foi composta pelos(as) irmãos(as) diáconos(isas) Roberto Spuzzilo, Aparecida Conceição dos Santos, Ernesto Martins de Oliveira e Albertina Franzina Calado. A posse do pastor e dos oficiais ocorreu no culto noturno, com a mensagem inspiradora do Reverendo Alfredo Ferreira, pastor mais idoso da IPIB, com noventa e quatro anos, com o tema: “Cristo, a Pedra Fundamental”